teologia
argumentos da
exis tência de Deus. Seu princípio de simplici dade
conhecido como "navalh a de Ockham" sustentou que "o que pode ser
expli cado em menos princípios é expl icado desnecess ariamente por mais" 11,
que se tornou um "prodder colocando sistema teológ ico medieval em
desint egração." 12 Por conseguinte, da Europa Ocidental no final do
Oriente Idad e perdeu sua confian ça na cosmovisão cristã e teológ ica começou a
recorrer a razão.
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Em segundo l ugar,
hel iocentrismo de Copérnico afetou a visão de mundo dos cien tistas e filós ofos
atuais no Renascimen to e geocentrismo da cos movisão teológica foi seriamen te
d esafiada. Humano perdeu a sup erioridade
const ruída pela teologia cristã no co smos ea relação dualista entre o céu eo
mun do estava solto. Os cientist as na época por exem plo
Galileo única consid erado Deus como causa efi ciente principal do mundo físico e
privou Deus do tít ulo de causa final. Port anto, o poder
ea onip otência de Deus foram question ados. Outros cientistas
como Bruno por cau sa da influência de ex plorar científica, adotada
p rincipalmente uma posição pante ísta como um substituto da visão de mundo
dua lista teológica. Enqu anto isso, uma tendência na
fi losofia moderna em ergiu gradualmente a cooperar c om a ciência para
racio nalizar o mundo. Por exemplo, Desc artes "primeiro
fez uso da existência de Deus.
para a obj etividade ea realidade do mun do físico
e, em seguida, b loqueado Deus em cofre e explicou a e strutura do mundo em uma
visão cient ífica." 13 Quanto ao pr oblema do mundo trans cendental na
teologia foi "enforc ado" e tornou-se um "pseudo- pro blema". A metafísi ca panteísta de Spin oza excluiu a exist ência do mundo
tra nscendental, que também deu um golpe mor tal para a cosmov isão teológica
dualista. Por outro lado, o empirism o iniciada
por Locke desen volvido para Hume tornou-se um pos itivismo radical de ce ticismo,
que, em última ins tância negado substân cia espiritual e da exist ência de
necess idade causal e negou tod as as tentativas dos argume ntos da exi stência de
Deus at ravés da razão hu mana e fatos empíricos.
que oscilado consideravelmente a b ase da teologia. Teoria das ant inomias e teol ogia
racional cr ítico de Kant sust entou que o mundo tran scendental ou do mundo num enal, a existênc ia de Deus e da imor talidade da alma não poderia ser
provado, consequent emente, a teologia foi e xcluído do conhec imento humano. Metafí sica dialética de Hegel racional istas considerado o processo
variac ional do mundo real como a aut o-desdobramento do espír ito absoluto e
transform ou a visão de mundo dua lista no idealismo abso luto. A visão de mundo dual ista foi finalmente desca rtado e crenças teoló gicas
barbatimão
magricela
magricela
coco
cristãs foram evanes ced no sistema de Hege l. Assim, a razão venceu a vantage m sobre fé e da cosmo visão cientif icista ao invés da visão de mundo dual ista teológico tornou-se a ideo logia dominante da Europa Ociden tal.
A ascensão da ci ência
moderna não pod eria começar antes que a vi são de mundo dualista t radicional foi
transformado , porque wel tanschauung é o entendim ento final do mu ndo ou a vida
human a de pessoas, que é capaz de predo minar potencialmente a atitude suprem a
direção e ati vidades na vida de pensad ores, assi stentes sociais e até m esmo as
massas de determ inada região. Ou seja, apen as se a visão teológi cas tradicional foi substituída p or
uma nova visão ou seja à bas e de razão. a cos movisão cientificista,
a asce nsão da ciência moderna poderia ter a g a rantia final. Em uma palavra, as origen s
para
magricela
magricela
coco
cristãs foram evanes ced no sistema de Hege l. Assim, a razão venceu a vantage m sobre fé e da cosmo visão cientif icista ao invés da visão de mundo dual ista teológico tornou-se a ideo logia dominante da Europa Ociden tal.
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